Importância dos Desenhos para Colorir na infância

Importância dos Desenhos para Colorir na infância

21/06/2019 Off Por Alair Corrêa

O hábito de rabiscar é desenvolvido pelas crianças mesmo quando elas ainda são muito pequenas; com o tempo, elas passam a conseguir segurar os lápis de cor com mais firmeza e começam a efetivamente pintar. 

Esse é um passatempo amado por muitas crianças e ao qual os pais e educadores recorrem muitas vezes, mas não se trata só de diversão: os desenhos para colorir têm muito a oferecer com relação ao desenvolvimento infantil. Essa atividade beneficia as crianças fisicamente e mentalmente de forma intensa. Veja a partir de agora a importância dos desenhos para colorir na infância. 

Benefícios dos desenhos na infância

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios de deixar seu pequeno rabiscar um pouquinho!

1 – Favorecem a coordenação ocular

Os olhos são movimentados constantemente, da mesma forma que outras partes do corpo. Devido a isso, manter a coordenação do globo ocular é fundamental e os desenhos para colorir ajudam muito: cada vez que as crianças mudam a parte que pintarão, o seu globo ocular também se desloca.

É claro que o treino da movimentação dos olhos acontece em diversos momentos: quando se movimentam objetos na frente da criança, por exemplo. Contudo, fazer isso por meio da pintura de desenhos é divertido para os pequenos.

2 – Favorecem a coordenação motora

Além de os olhos se mexerem até a parte do desenho a ser colorida, as mãos também precisam ser movimentadas. Mais que isso: as crianças devem controlar o quanto movem os lápis a fim de respeitar o contorno do desenho. Tudo isso acelera razoavelmente a coordenação motora e é por isso que várias creches e pré-escolas usam esse tipo de exercício.

3 – Ajudam no aprendizado das cores

Mostrar às crianças que cada parte do desenho deve ser pintada de uma determinada cor ajuda-as a aprender todas as nuances. Por exemplo: se o desenho tem uma casa e uma bola, pode-se indicar à criança que ela tem de pintar a bola de azul e a casa de marrom, fazendo com que ela compreenda ainda mais a diferença entre essas cores e quando é mais adequado escolhê-las.

Desenhos onde a criança precisa usar mais cores e brincar com tons diferentes pode ajudar em muito. Abaixo há alguns exemplos de ótimos desenhos criados pelo portal Aula Pronta que podem ser usados!

 portal Aula Pronta

Mais uma maneira de associar o aprendizado das cores e os desenhos para colorir é deixar que a criança escolha livremente as tonalidades, mas que as fale. Por exemplo: ela poderá escolher quaisquer lápis para pintar as quatro borboletas, mas o adulto pergunta que cor é aquela. 

4 – Forma de acalmar

Colorir desenhos permite às crianças distrair os seus pensamentos, que podem ser tão confusos quanto os de um adulto. É por isso que os incentivar a colorir é excelente quando eles estão muito agitados, quando eles estão estressados e até mesmo tristes.

Para comprovar ainda mais que os desenhos para colorir são ótimos para combater o estresse, é só considerar a quantidade de adultos que também usam essa atividade para relaxar.

5 – Criatividade acentuada

Ao colorir os desenhos, as crianças sempre ativam a sua criatividade, o que é saudável para todas as pessoas. Afinal, mesmo as pessoas que se dedicam às atividades de exatas precisam usar a criatividade em diversos momentos: para decorar sua casa, para comprar um presente, etc.

Pessoas que não têm a sua criatividade acentuada costumam ter problemas para compreender situações hipotéticas ou pensamentos mais abstratos, como figuras de linguagem e outros.

6 – Aumentam o bem-estar

É altamente recompensador para qualquer um ver a sua atividade finalizada e os desenhos coloridos representam isso para as crianças: quando elas apresentam os desenhos finalizados para os seus professores, família ou amigos, têm a satisfação de ter algo criado completamente por eles.

Destaca-se que se pode até entender um pouco o tipo de sentimento que as crianças estão tendo, considerando a sua escolha de cores ao colorir, tática valorizada pelos psicólogos. 

[Total: 1    Média: 5/5]