O que é SEO e qual sua importância?

O que é SEO e qual sua importância?

04/02/2020 Off Por Alair Corrêa

Você provavelmente já ouviu centenas de vezes que a otimização de mecanismo de busca (SEO) é uma ferramenta de marketing digital vital, mas mesmo se você tiver um entendimento básico do que isso implica, ainda poderá não ter uma compreensão sólida dessa estratégia. Saiba o que é SEO e qual a sua importância para o sucesso do seu negócio.

SEO – Search Engine Optimization

O SEO é composto de vários elementos diferentes, e saber o que são e como funcionam é essencial para entender por que o SEO é tão importante.

Em suma, o SEO é significativo porque torna seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes em potencial em clientes, ou seja, otimização dos mecanismos de pesquisa.

Além disso, também é uma ferramenta valiosa para o reconhecimento da marca, construindo relacionamentos com clientes em potencial e se posicionando como um especialista autoritário e confiável em seu campo. Portanto, sem mais delongas, veja tudo o que você precisa saber sobre SEO e por que é importante no mundo digital de hoje.

Importância do SEO

Como mencionado, o SEO é uma estratégia para posicionar sites no mecanismo de pesquisa, promovendo assim, ótimos resultados para empresas. Você pode contratar consultoria SEO numa agência digital, a fim de compreender melhor e adotar as estratégias de forma eficaz.

Confira a seguir como o SEO funciona e qual sua importância:

Palavras-chave

As palavras-chave devem ser bem pesquisadas, cuidadosamente escolhidas e criteriosamente usadas em seu conteúdo para serem eficazes.

Mas o que são exatamente as palavras-chave? Palavras-chave são palavras e frases que os clientes em potencial usam para encontrar conteúdo on-line e que as marcas podem usar para se conectar aos clientes em potencial que procuram seus produtos e serviços.

Ao pesquisar palavras-chave, é importante procurar aquelas com altas taxas de pesquisa e baixa concorrência e que são de cauda longa (exemplo: filhotes de labrador marrom) e locais (exemplo: filhotes de labrador marrom SP) para trabalhar em seu conteúdo.

Você também pode usar palavras-chave para otimizar todos os seus títulos, URLs e outros elementos de SEO na página.

Conteúdo

O conteúdo é uma parte vital do SEO, porque é o veículo que você usa para alcançar e envolver o público.

Quando uma pessoa que queria saber sobre determinado assunto e procura essas informações, seu blog aparece como sugestão e você pode estabelecer um relacionamento com o público-alvo com essa perspectiva, fornecendo informações valiosas a eles, aumentando a chance de conversões, caso o conteúdo seja satisfatório.

O conteúdo vem em uma variedade de formas, incluindo:

·         Conteúdo da página da Web

·         Vídeos

·         Blogs

·         Infográficos

·         Podcasts

·         Whitepapers e e-books

·         Publicações nas redes sociais

·         Listagens Locais

·         SEO off-page

·         Entre outros.

SEO off-page e backlinks

O SEO fora da página envolve práticas de otimização externas que acontecem fora do seu site e não nele. A principal técnica usada para SEO fora da página é a criação de backlinks, uma vez que backlinks de qualidade de sites externos informam aos mecanismos de pesquisa que seu site é valioso e de alta qualidade, e isso cria autoridade.

Existem muitas táticas para criar backlinks, e algumas das práticas recomendadas atuais incluem blogs de visitantes, criação de muitos infográficos que serão altamente compartilhados e menção de influenciadores em seu conteúdo.

SEO local

O SEO local está se tornando cada vez mais importante à medida que mais e mais pessoas usam dispositivos móveis para pesquisa. Atualmente, a maior parte de todas as pesquisas são realizadas em tablets e smartphones , e metade dessas pesquisas tem intenção local.

Se você era dono de um restaurante, por exemplo, o SEO local garantiria que, quando as pessoas na sua área procurassem os melhores restaurantes da cidade, elas se deparam com seu site.

Além de usar palavras-chave locais, outras práticas recomendadas de SEO locais incluem reivindicar listagens de diretórios, criar páginas específicas do local para o seu site e criar páginas para sua empresa no Google Meu Negócio, Google+ e Google Maps.

Marketing nos mecanismos de pesquisa

O marketing  digital do mecanismo de pesquisa refere-se a esforços de tráfego pago e inclui itens como anúncios nativos, Google AdWords, anúncios de mídia social, pay-per-click, anúncios de compras do Google, anúncios gráficos e muito mais. 

Embora, geralmente, não seja um componente importante de uma estratégia abrangente de SEO, ele tem seu lugar, pois pode ajudá-lo a alcançar públicos novos e altamente segmentados.

Visibilidade e classificações

Uma das funções mais importantes do SEO é aumentar a visibilidade, o que significa facilitar para que os clientes em potencial o encontrem quando pesquisam algo que você tem a oferecer. A visibilidade está diretamente relacionada à sua classificação.

Quanto mais alto você classificar em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP), maior a probabilidade de visualização pelo público-alvo, que pode clicar em seu site.

Quanto mais eficazes seus esforços de SEO, maior sua classificação e melhor sua visibilidade, o que é especialmente importante quando você considera que um quarto dos usuários da Web nunca clica além da primeira SERP.

Tráfego na Web

O aumento do tráfego na web é um dos principais objetivos do SEO e você aumenta o tráfego ao aumentar a visibilidade e as classificações.

Se você deseja que mais clientes em potencial encontrem seu site por meio de um mecanismo de pesquisa, precisará de práticas de SEO que o ajudarão a classificar-se entre as cinco primeiras posições e, idealmente, a número um.

Autoridade

O conceito de autoridade é relativamente novo em SEO, mas está se tornando cada vez mais importante para os mecanismos de pesquisa.

Essencialmente, autoridade significa que seu site é confiável, de alta qualidade, relevante e tem algo a oferecer. Quanto mais autoridade o seu site tiver, maior será a sua classificação e mais clientes em potencial confiarão na sua marca.

Criando uma melhor experiência para visitantes

Outro motivo pelo qual o SEO é fundamental é que, todo o tempo que você dedica à geração de um ótimo conteúdo e à otimização do site com o SEO na página, melhora a usabilidade do site e isso cria uma experiência positiva e contínua para o cliente.

Crescimento

No final, a principal razão pela qual o SEO é essencial é que ele pode ajudá-lo a atingir muitos dos seus objetivos de negócios.

O SEO pode ajudá-lo a criar melhores relacionamentos com seu público, melhorar a experiência do cliente, aumentar sua autoridade, direcionar mais pessoas ao seu site, oferecer uma vantagem sobre a concorrência e aumentar as conversões, o que significa mais vendas, clientes mais fiéis e muito mais crescimento para o seu negócio.

Uma observação final que vale a pena mencionar é que o SEO é importante porque os mecanismos de pesquisa não são perfeitos, e se você não tomar medidas para combater as falhas deles, seu site pagará o preço.

[Total: 0   Average: 0/5]