O score é importante? Fatos e Mito

O score é importante? Fatos e Mito

25/06/2020 Off Por Alair Corrêa

Se você ainda não sabe o que é o score e nem conhece a sua real importância, no artigo de hoje, você poderá descobrir diversos mitos e verdades sobre o score, que irão te ajudar a compreender melhor como é que ele funciona. Além disso, você ainda poderá aprender, a partir de algumas dicas, como eo que você deve fazer para aumentar o seu score, para poder ter mais possibilidades e maior confiança.

Então, se as informações que você está em busca é sobre saber o que é um score, como fazer para descobrir o seu e ainda obter dicas e saber de mitos e verdades sobre ele, basta que você continue lendo o artigo para descobrir tudo isso e muito mais.

O que é Score de crédito?

Um score de crédito é como se fosse uma pontuação que você recebe todasas vezes que você paga suas contas em dias. Essa pontuação tanto pode aumentar, quanto pode baixar. Pois é como já falamos, se você paga suas contas em dias, seu score aumenta e é considerado bom, além disso, você ainda é considerado um bom pagador. E no caso de você esquecer de pagar suas contas no dia final do vencimento e as paga atrasada, seu score baixa.

O score é uma pontuação que serve para que os bancos e financeiras que disponibilizam serviços que oferecem crédito, possam ter um histórico financeiro seu, podendo visualizar se você é um bom pagador e paga as suas contas em dias ou se você não é bom pagador paga suas contas atrasadas. Caso o banco ou a instituição financeira veja que você não paga as suas contas em dias e tem um score muito baixo por esse motivo, o crédito com certeza não será concedido a você.

Logo, ao ver que você possui um bom score, o banco facilmente irá liberar o crédito para você, pois terá a informação que você paga suas contas em dias e não passará a perna no banco.

Como saber qual é o meu score de crédito?

Para que você saiba qual é o seu score e se você é considerado um bom pagador, basta que você acesse o site do SPC ou do Serasa Experian. Ao acessar um desses sites, será necessário apenas que você informe o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e pronto. Você terá acesso a tudo sobre você e saberá se seu nome está limpo e como anda a situação do seu score e sua pontuação de crédito.

Essa é uma ótima possibilidade, pois se você está com um score um pouco baixo e está precisando solicitar uma linha de crédito em um banco, porém está com medo de não ser aprovado por causa do score, é possível que você faça de tudo para aumenta-lo, realizando suas compras e pagando em dias para que isso seja adicionado a sua pontuação de score de crédito para que assim, você consiga solicitar e ter o crédito aprovado.

O que significa ter um score bom?

Ter um score bom, é o mesmo que dizer que você tem uma boa pontuação de crédito e com isso, que você é uma pessoa que paga suas contas em dias, sendo assim, um bom pagador. Além disso, a pessoa que tem um score bom pode se sentir privilegiada, pois ela não será reprovada na solicitação de crédito por esse motivo, pois o banco saberá que ela é uma pessoa que paga as suas contas em dia.

1. Meu score pode ficar manchado para sempre devido a um imprevisto (MITO)

Se por acaso você acabou esquecendo de pagar um conta, logicamente o seu score tenderá a baixar. Porém, o fato de se ter ocorrido esse imprevisto, não fará com que o seu score fique manchado para sempre, pois você ainda poderá recuperá-lo. Com certeza, esse ponto estará no seu score, mas ao pagar suas outras dívidas em dias e tendo o cuidado de não esquecer mais de realizar o pagamento das mesmas nos prazos estipulados, logo logo você estará com o seu score aumentado novamente.

2.  Mesmo que o seu nome esteja limpo, com um score ruim você pode ser impedido de ter acesso a produtos financeiros (FATO)

Essa questão já passa a ser verdade. Se você não está com o seu nome sujo, mas toda vez esquece de pagar as suas contas nos prazos estipulados, você não é considerado um bom pagador. Com isso, ao solicitar qualquer serviços em uma instituição bancária ou financeira, dificilmente você será aprovado.

Isso ocorre, porque o baco terá acesso direto ao seu histórica de score, e ao ver que você não é uma pessoa que costuma pagar suas contas direitinho, em dias, logo a instituição irá negar a sua solicitação de crédito.

3.  Não há como saber o seu próprio score (MITO)

É lógico que é possível que você saiba e tenha acesso ao seu próprio score. Aliás, você não só pode, como deve sempre verificar o seu score e para que você possa ter acesso a ele, é muito fácil. 

Basta que você tenha acesso a internet e acesse o site do SPC ou do Serasa Experian. Ao entrar em um desses sites, informando apenas o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), será possível que você tenha acesso a seu score e saiba também, se o seu nome está limpo ou sujo.

4.  Algo que pode abaixar o score é a solicitação de vários serviços financeiros (FATO)

O fato de você solicitar vários serviços de crédito ao mesmo tempo também pode levar você a baixar a sua pontuação de crédito. Isso porque, ao contratar diversos serviços de uma só vez, você corre um maior risco de não lembrar de pagá-los todos e acabar se perdendo.

5.  É complicado manter-se com um score considerado bom (DEPENDE)

Isso depende bastante. Se você não utiliza muitos cartões de crédito e possui uma boa educação financeira, pagando suas contas em dias, é fácil de você manter o seu score bom para o resto da vida. Porém, se você possui muitos cartões de crédito, é esquecido e contrata diversos serviços, é possível que você tenha uma menor chance de manter um score bom.

Porém, manter o score bom não é tão difícil assim,basta que você se eduque e tenha apenas os serviços financeiros necessários, para não acabar esquecendo de pagar e tenha mais problemas.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br

[Total: 1   Average: 5/5]