Vai comprar carro usado? Fique ligado nessas dicas

Vai comprar carro usado? Fique ligado nessas dicas

06/09/2018 Off Por Alair Corrêa

Quando se decide por comprar um carro usado, o quesito preço é o que normalmente é mais levado em consideração. O comprador opta por este tipo de compra por querer gastar menos com manutenção, peças, combustível, sem a ambição de ter um carro completamente novo. Trata-se de uma prática muito comum e que movimenta bastante o mercado. No entanto, antes de decidir comprar um carro usado, é preciso estar atento a uma série de fatores para não tomar nenhuma decisão precipitada e acabar tendo prejuízos e grandes dores de cabeça.

Abaixo, listamos algumas dicas importantes que irão te ajudar a comprar um carro usado com segurança e sem maiores problemas. Confira:

Pesquise com calma

Muitas vezes, pela ansiedade de obter logo o veículo, acabamos cometendo erros terríveis. É no processo de escolha do carro que a mente deve estar mais racional do que emocional, tendo em vista sua situação financeira e quanto o carro poderá lhe custar mensalmente. Acesse sempre o site veículos na Web para ficar informado.

Opte por marcas famosas

Esta é uma dica muito importante, pois quando se escolhe uma marca mais fraca no mercado, consequentemente ficará mais difícil encontrar peças para o veículo, a manutenção certamente ficará mais cara, sendo que certas marcas sequer possuem concessionárias para facilitar o serviço. O ideal é procurar carros de marcas que são credenciadas nas oficinas e lojas perto de onde você mora, justamente para facilitar sua vida.

Avalie a manutenção do carro

É muito comum encontrar veículos com antigos donos que sequer faziam a manutenção do carro, quanto encontrar donos mais cuidadosos e que tiveram mais zelo pelo automóvel. Por isso, é fundamental avaliar todas as informações possíveis, quando foram as últimas revisões feitas ou se existe algum recall a ser feito.

Documentação e histórico do veículo

É muito importante também checar a documentação do carro e verificar no Detran se há multas pendentes, algum registro de roubo ou se o carro foi batido, acidentado ou vítima de enchentes. Outros fatores como se houve repintura, o código de chassi, motor do carro, vidros e muitos outros também devem ser considerados nessa análise.

Quilometragem

A quilometragem é algo crucial a ser considerado antes da compra de um carro. Se o veículo possuir baixa rodagem sua valorização é maior, pois além de ter sido bastante usado, sua conservação é maior e menor será sua necessidade de manutenção. Pneus, steps e motor devem ser checados e avaliados para que você não saia no prejuízo.

Dê uma volta

Familiarizar-se com o automóvel é imprescindível. É preciso que você se identifique e se veja pilotando o veículo, sem maiores problemas. Um mecânico de confiança também deve ajudar a detectar barulhos estranhos, respostas dos pedais e câmbios e se a suspensão segura o carro sem maiores transtornos.

A compra de um carro usado pode ser uma ação muito tranquila e prazerosa após estes passos serem tomados. Fique sempre atento nas notícias de carros e a cada detalhe do que acontece e não tome nenhuma decisão precipitada. Analisar e estudar é sempre a melhor solução para o sucesso da compra de um automóvel usado.

Gostou? Não perca nossos posts e confira muito mais sobre o universo automobilístico!

[Total: 1    Média: 5/5]